IBEF-PR

Notícias - IBEF PR

Pós Evento: IBEMA no BOVESPA MAIS

29/05/2013 16:02:11

Benefícios do Bovespa Mais

O Comitê de Governança e Compliance do IBEF PR realizou no dia 22 de maio, no Palacete dos Leões do BRDE, o evento “Ibema no Bovespa Mais”. Tendo como mediador o vice-presidente do IBEF PR, Marcos Perillo, o evento contou com as palestras do gerente de Prospecção de Empresas da Bovespa, Renato Tokiharu Issatugo, do presidente do IBEF PR e diretor da Ibema, Clecio Chiamulera, e do Head Equity Capital Market do Banco Votorantim, Fernando Machado.
O gerente de Prospecção de Empresas da Bovespa, Renato Tokiharu Issatugo, demonstrou que a abertura de capital é uma das alternativas de financiamento para empresas em crescimento.
Ele mostrou ainda que o processo para listagem no Bovespa Mais é bastante atrativo e conta com facilitadores. Mas alertou que, antes de tudo, as empresas precisam fazer sua “lição de casa”, tais como adoção de controles internos e realização de demonstrações financeiras auditadas trimestralmente. “Entre as vantagens das companhias estarem listadas na Bolsa, destaco a credibilidade, o poder de barganha, a maior oferta de crédito e a visibilidade para o mundo a fim de atrair clientes”, assinala.
Já o presidente do IBEF PR e diretor da Ibema, Clecio Chiamulera, deu seu testemunho sobre o processo até chegar ao Bovespa Mais. Ele disse que a empresa se preparou desde 1991, quando deu início à sua profissionalização. Depois em 2007 e 2012 ocorreram movimentos rumo ao Conselho de Administração, que hoje possui conselheiros independentes.
Do ponto de vista da instituição financeira que dá suporte a essas operações, o Head Equity Capital Market do Banco Votorantim, Fernando Machado, aponta que existe potencial para que cerca de 20 empresas nos próximos 18 meses tenham capacidade de listar no Bovespa Mais. “Existem no mercado de 30 a 40 investidores institucionais que estão olhando a abertura de empresas que buscam capital, o que demonstra que há potencial para que mais empresas se lancem nesse mercado”, assinala.


 

voltar

 

hidea.com - agência web
Copyright © IBEF-PR | Todos os direitos reservados.