IBEF-PR

Artigos

Empresas brasileiras reforçam atuação no mercado de capitais para enfrentar cenário de retomada

Mudança no padrão de consumo durante a pandemia prejudicou setores da economia, como o de serviços; captação de recursos financeiros no mercado de capitais abre nova janela de oportunidade para empresas

 

Os últimos meses de 2020 foram marcados por uma onda de empresas e investidores interessados no mercado de ações brasileiro. O crescimento também se deu na quantidade de empresas que fizeram IPOs somente no início deste ano e a valorização com que estrearam na bolsa. De acordo com a B3, que registrou lucro bilionário nesse período, o volume financeiro médio diário no mercado de ações cresceu 67,3%, com o número médio de investidores ativos dobrando.

Com o cenário de crise econômica global, trazido pela pandemia do Covid-10, muitas empresas precisaram adaptar seus produtos e serviços em novos meios de oferta para conseguir atender uma demanda de consumidores com diferentes hábitos e comportamentos de compra. O ano de 2020, que começou com tantas incertezas, encerrou-se com juros nominais na mínima histórica, juro real negativo e economia em ritmo de crescimento.

Para o Sócio na PSQA Advogados e Vice-presidente de Parcerias e Cidadania no IBEF-PR, André Leal, ano passado as empresas estavam em busca de recursos financeiros para conseguir liquidez imediata. Contudo, neste ano, o foco está nas ações de retomada dos principais setores da economia.

“A mudança de padrão de consumo trouxe um ritmo de crescimento desigual entre os setores. O setor industrial atingiu os níveis pré-crise, já o setor de serviços está abaixo. O setor de comércio conseguiu ter um crescimento acima dos demais. A única exceção foi o agronegócio que, como de costume, foi muito bem no ano passado”, explica.

O vice-presidente do IBEF-PR ainda considera que a expectativa de funding das empresas para sustentar esse novo normal continue aquecido. “Estamos com filas de IPOs, emissões de CRAs, debêntures, M&A nos mais diferentes tamanhos e formatos, nascimento de unicórnios brasileiros e globais. As opções de capital existem. É preciso avaliar o potencial de resultado de cada uma delas” completa.

Para discutir as novas oportunidades de funding e as ações prioritárias no ambiente de retomada, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças irá promover na próxima terça-feira, dia 09 de março, às 17h30, um webinar sobre o cenário de captação de recursos financeiros no Brasil.

O evento online contará com a participação do General Manager América Latina na GFK, Felipe Mendes, e do CFO e VP Estratégia no iFood, Diego Barreto, que contarão as suas experiências sobre o cenário de pandemia, vivido em 2020 e as ações tomadas para acelerar os negócios neste ano. A discussão será mediada pelo Sócio na PSQA Advogados e Vice-presidente de Parcerias e Cidadania no IBEF-PR, André Leal.

É necessário se inscrever previamente para o evento que terá transmissão gratuita pela plataforma online Zoom. A iniciativa recebe o patrocínio de gestão da PwC Brasil, do escritório Gaia Silva Gaede Advogados e da Valore Investimentos.

 

Novo normal: novas oportunidades para novos fundings

Dia: Terça-feira, 09/03

Horário: Das 17h30 às 19h00

Evento online e gratuito, transmitido pela plataforma Zoom.

Inscrição: http://bit.ly/novosfundings

 

SOBRE O IBEF PR

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná (IBEF-PR) é uma instituição sem fins lucrativos, que congrega executivos de finanças dos vários segmentos da atividade econômica do Paraná: executivos das áreas de indústria, comércio, consultorias, empresas de serviços, auditorias, instituições financeiras (bancárias e não-bancárias) e instituições governamentais.

Através de seus comitês de Finanças, Compliance e Riscos, Tributário e Empresarial, Inovação e Desenvolvimento de Executivos, o IBEF-PR realiza vários eventos, discussões e compartilha conhecimento para contribuir com o desenvolvimento dos profissionais de finanças do Paraná.

 

CONTATOS DE IMPRENSA IBEF-PR

EXCOM COMUNICAÇÃO

Kamilla de Almeida / Julia Nascimento / Cecile Kruger

41 99271-1281 / 41 99226-4557 / 41 98848-2726

kamilla@excom.com.br / julia.nascimento@excom.com.br / cecile@excom.com.br