Um dos temas que mais percorre o universo do marketing digital é como o metaverso está ganhando espaço em empresas tradicionais e inovadoras. O termo associado a uma ampliação da realidade virtual e aumentada, está proporcionando experiências mais completas de interação social, negociações, assuntos governamentais, atividades de lazer e entretenimento, por exemplo.
A origem do termo
Apesar da sua recente disseminação, o termo metaverso é um conceito antigo, que nasceu em um livro de ficção científica, no ano de 1992. Recentemente tomou grandes proporções na mídia, com a mudança do nome da empresa Facebook para Meta. Em novembro de 2021, quando foi anunciada a mudança de nome, o termo “metaverso” alcançou o índice 100 do Google Trends, o mais alto pico na avaliação de popularidade do termo.
“Cada vez mais o metaverso vai fazer parte dos negócios, seja por meio de eventos virtuais, que possibilitarão experiências reais e únicas, ou ao encontrar-se com clientes, parceiros ou fornecedores em um espaço comum, independente da distância física”, avalia Ricardo Pereira, presidente do IBEF-PR.
Evento organizado pelo IBEF-PR discute o metaverso
Para orientar os executivos de finanças do Paraná sobre a nova tendência do mercado, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF-PR realizou, no dia 24 de março, o evento do Comitê Tributário e Empresarial trazendo informações tributárias e jurídicas desta nova realidade.
O IBEF-PR convidou Pedro Kayatt, fundador da VR Monkey, Leonardo Clark, sócio do escritório Gaia, Silva, Gaede e Associados, Caio Fiore, strategic foresight lead da KPMG, e Thammy I. Marcato, sócia-diretora de Innovation e Digital Trasnformation da KPMG, para a troca de ideias com os executivos de finanças.
“Nossa nova realidade é cada vez mais digital e as conexões e relações de trabalho cada vez mais híbridas, por isso veremos uma grande evolução nas formas de comunicação, de vídeo chamadas, ligações e áudios que conhecemos hoje, para encontros, eventos e reuniões com presenças virtuais. Isso poderá trazer implicações em diversos âmbitos da empresa. Os CFOs e CEOs terão que estar preparados para dar segurança administrativa, operacional e jurídica para as corporações”, ressalta o presidente do IBEF-PR.
O evento aconteceu em formato híbrido, com transmissão online, ao vivo e vagas presenciais. A iniciativa recebeu o patrocínio de Gaia, Silva e Gaede Advogados, PwC Brasil, Valore Elbrus e Laclaw. Confira alguns dos temas abordados.