6º Seminário de Finanças e Governança Corporativa debate os desafios do mercado financeiro e a importância da governança nas empresas

Compartilhe:

Com a participação de líderes do mercado, o evento abordou os principais assuntos sobre governança corporativa, além de promover a troca de conhecimentos e experiências

Aconteceu na última terça-feira (28), o 6º Seminário de Finanças e Governança Corporativa, correalizado pelo IBEF Paraná, IBGC e FIEP, no Campus da Indústria, do Sistema FIEP-PR. O evento reuniu mais de 300 pessoas, entre profissionais de finanças e governança, líderes e imprensa. Foi um dia de palestra com sete painéis que trouxeram temáticas atuais e debates de alto nível e relevância aos stakeholders.

De acordo com um levantamento recente realizado pela KPMG, 71% das empresas pesquisadas possuem conselhos de administração e 48% têm comitês de auditoria. Embora o Brasil tenha avançado nos últimos anos na adoção de boas práticas de governança, ainda há muito a ser feito para garantir que todas as empresas do país sigam esses padrões. Por isso, a edição deste ano uniu assuntos que esclarecessem a importância da governança nas empresas. Entre eles: inovação, governança corporativa, inclusão, diversidade, ESG, fraudes contábeis, relações comerciais entre Brasil e China e um panorama econômico do atual cenário nacional.

De acordo com a coordenadora geral do IBGC, Janete Anelli, o evento foi pensado para ter uma grande entrega de valor aos participantes. “É um público que é decisor nas organizações e, em consequência, para a sociedade de maneira geral. Então, a ideia é discutir a importância da governança corporativa e como esse instrumento já deveria nascer junto com a empresa, o sistema auxilia na resolução de conflitos e a organização ainda se torna mais atrativa para investidores e stakeholders”, afirma.

Para o presidente do IBEF Paraná, Ricardo Pereira, reunir novamente a comunidade financeira é excepcional. “Conseguimos juntar um grupo eclético de líderes financeiros que sabem a fundo sobre o tema que se dispõe a falar para proporcionar um debate rico e provocativo. É um prazer fazer parte deste evento, com isso, o instituto mostra o seu impacto no estado participando da realização de eventos como este”.

Créditos: Andressa Miretzki

Sustentabilidade e mudança de cultura

O seminário teve inúmeros momentos de destaque entre eles a importância da inclusão e diversidade dentro das companhias. Além da pauta da sustentabilidade nas corporações e como o Brasil é um país que tem tudo para se tornar uma forte economia verde.

O Global Supply Chain Manager da Tesla, Felipe Freitas, destacou as reflexões que permearam cada painel de como as organizações e a sociedade vão lidar com as demandas do mundo. “Como mudamos a cultura se não mudamos o comportamento? Como tratar a sustentabilidade se não mudamos o modelo? Então são práticas que temos que nos adaptar. O mais importante sobre o ESG é como vamos traduzir essa sigla na prática”, pontua.

“Se queremos como país ter o protagonismo na pauta sustentável, de igualdade social, temos que ter investimento massivo, seja em educação ou programas que disseminem essa cultura”, complementa, Fabricio Lopes, Gerente Executivo de Tecnologia, Inovação e Responsabilidade do Sistema FIEP.

Parceria e negócios

Way Chien, diretor financeiro da Great Wall Motors no Brasil; Hsieh Yuan, diretor de desenvolvimento de negócios & China desk na Grant Thornton e Marcio Viana, diretor executivo da TOTVS Curitiba. Créditos: Andressa Miretzki

A China como principal parceiro comercial do Brasil recebeu um painel que destacou as relações comerciais que movimentam a economia do país. Os palestrantes Hsieh Yuan, que é Diretor de Desenvolvimento de Negócios & China Desk na Grant Thornton e Way Chen, Diretor Financeiro da Great Wall Motors no Brasil, trouxeram um panorama geral de como a  China trabalha a sua economia e ainda apresentou um quadro comparativo com o Brasil. A ideia foi entender culturalmente como esses países atuam no mercado financeiro.

“Ter o evento aqui no Paraná reunindo todos esses profissionais e podendo trazer um pouco de informação sobre a China é muito importante para estar próximo da comunidade local, estreitando relações e proporcionando um debate rico para a comunidade”, destaca Hsieh.

A 6ª edição do Seminário de Finanças e Governança Corporativa marcou o retorno ao formato presencial e teve uma grande adesão do público. “Trabalhamos muito na construção desse evento, na seleção dos painéis e o resultado foi muito satisfatório, o público foi muito diferenciado e a união do IBGC, IBEF e FIEP fizeram toda a diferença. É a realização de um sonho, que foi desenhado lá atrás no qual queríamos trazer um seminário que falasse de finanças e governança, em 2017, só tenho a agradecer”, conclui Carlos Peres, 1º Vice-Presidente do IBEF Paraná e Sócio Líder da PwC Brasil na Região  Sul.

O evento recebe o patrocínio de Domingues Sociedade de Advogados e Totvs, na cota ouro. Na categoria prata, estão KPMG, Grant Thornton, PwC e Silicon Valey Brasil. Na modalidade plus, a empresa Branco, Jota Finance e Global Estratégias Financeiras. E, como apoio de mídia: CBN Curitiba.

Emerson Melo, João Laudo Camargo, José Écio Pereira e Richard Blanchet. Créditos: Andressa Miretzki

Sobre o IBEF-PR

Há 38 anos, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná – IBEF Paraná  é uma instituição sem fins lucrativos, que congrega executivos de finanças dos vários segmentos da atividade econômica do Paraná. Dentre eles: executivos das áreas de indústria, comércio, consultorias, empresas de serviços, auditorias, instituições financeiras (bancárias e não-bancárias) e instituições governamentais.

Através de seus comitês de Finanças, Compliance e Riscos, Tributário e Empresarial, Inovação e Desenvolvimento de Lideranças, o IBEF-PR realiza vários eventos, discussões e compartilha conhecimento para contribuir com o desenvolvimento dos profissionais de finanças do Paraná.

Acompanhe o IBEF através do site e de suas redes sociais, participe dos eventos e encontros e saiba como fazer parte dessa comunidade.

Compartilhe:

Deixe um comentário