Compliance digital: o impacto da pandemia na digitalização das empresas

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Os últimos meses foram marcados por grandes avanços no mundo corporativo e para diversos setores da economia, principalmente, aqueles ligados à prestação de serviços e ao comércio. A crise trazida pela pandemia fez com que muitas empresas acelerassem os seus processos de digitalização, seja interna ou externamente, abrindo brechas para vários riscos e ameaças. Diante disso, mais do que nunca a conformidade, chamada também de compliance, se tornou fundamental para as companhias que desejam crescer de forma veloz e correta.

O compliance é uma prática já difundida e visa reforçar a transparência da empresa e de suas ações, mitigando os riscos de infrações e adotando processos para garantir a conformidade com as leis, normas e políticas de boas práticas. Com a necessidade de se transformar digitalmente para atender às demandas do mercado durante a pandemia, muitas empresas precisaram recorrer ao compliance digital, que tem como principal objetivo analisar os riscos, implementar medidas preventivas e certificar que a empresa está de acordo com todas as regras relacionadas ao ambiente virtual.

Com o fluxo de informações geradas e compartilhadas, aumenta também a necessidade de controlar a rede corporativa, garantindo que nenhuma irregularidade ou ação ilícita afetará os dados da organização. Para o Diretor de Governança, Risco e Compliance da Copel e também coordenador do Comitê de Compliance e Riscos do IBEF-PR, Vicente Loiácono Neto, muitas empresas já tinham planos de transformação digital em andamento, mas a pandemia acelerou esse processo.


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